10 março 2011

No futuro seremos identificados pela Impressão Digital na Eleição

Corte homologa recadastramento biométrico em Macaíba, Bom Jesus e Ielmo Marinho
A revisão eleitoral com recadastramento biométrico ocorrida nos municípios de Macaíba, Bom Jesus e Ielmo Marinho foi homologada hoje (10) em sessão realizada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

O recadastramento foi realizado no período de 16 de novembro a 15 de dezembro de 2010. Com o cadastramento biométrico, o Tribunal Superior Eleitoral pretende excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra. No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a sua identidade será ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. A Justiça Eleitoral, no momento da atualização dos dados, colhe a fotografia do eleitor e suas impressões digitais, por meio de leitor ótico. A foto é armazenada no cadastro eleitoral e estará na folha de votação da seção onde vota o eleitor, a fim de auxiliar o mesário na identificação do eleitor, caso não seja possível a identificação de forma biométrica.

Os eleitores que não compareceram à revisão podem procurar o cartório eleitoral da 5ª Zona, com sede em Macaíba, para regularizar sua situação, pois nesses municípios, a partir das eleições de 2012, serão utilizadas as urnas biométricas para votação.

FONTE: TRE RN

Nenhum comentário: