28 agosto 2007

Mensalão
José Dirceu e Delúbio Soares serão processados por corrupção ativa pelo STF


O STF (Supremo Tribunal Federal), por unanimidade, aceitou as denúncias de corrupção ativa da Procuradoria Geral da República contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e contra o ex-tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores) Delúbio Soares.

Até o momento, o Supremo tornou 36, dos 40 acusados no esquema do mensalão, réus no inquérito.

O ex-ministro foi apontado na denúncia do procurador Antonio Fernando de Souza como a pessoa que autorizava José Genoino (ex-presdidente do PT) e Delúbio Soares a selarem os acordos com os líderes partidários no esquema do mensalão.

Dirceu, Delúbio, Genoino e Pereira foram excluídos, na sexta-feira, da denúncia de peculato. Na ocasião, o relator Joaquim Barbosa afirmou que o inquérito não esclarecia de forma satisfatória qual teria sido o papel específico de cada um deles no esquema do mensalão.

O 'núcleo político' do esquema do mensalão ainda poderá ser processado por formação de quadrilha.

Partidos aliados
Mais cedo nesta segunda-feira, o STF autorizou a abertura de processo contra políticos e membros dos partidos da base aliada do governo Lula PP (Partido Progressista), ex-PL (Partido Liberal), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

O ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto também será processado. Adauto responderá pelo crime de corrupção ativa. Segundo o procurador Antonio Fernando de Souza, o ex-ministro tinha "pleno conhecimento do esquema de corrupção".

Os membros do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) Roberto Jefferson (ex-deputado federal), Emerson Palmieri (ex-tesoureiro) e Romeu Queiroz (ex-deputado federal) serão processados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia da Procuradoria Geral da República, o PTB receberia do PT recursos na ordem de R$ 20 milhões em troca de apoio político ao governo, mais uma vez por intermédio das empresas do publicitário Marcos Valério.

Ex-PL
Valdemar Costa Neto (deputado pelo PR, ex-PL) e Jacinto Lamas (ex-tesoureiro do PL) serão processados pelos crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O ex-deputado Carlos Alberto Rodrigues (Bispo Rodrigues) responderá por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Já Antônio Lamas, irmão de Jacinto Lamas, responderá por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

PP
Os ministros do STF, em maioria, aceitaram também as denúncias da Procuradoria Geral da República de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha contra os membros do PP (Partido Progressista) Pedro Henry (deputado federal), Pedro Corrêa (ex-deputado federal), João Cláudio Genu (ex-assessor do partido) e José Janene (ex-deputado e ex-tesoureiro).

Fonte: Portal UOL
Fonte:www.oliveirawanderley.zip.net em 27.07.2007

Nenhum comentário: