01 setembro 2007


Publicamos mais uma vez, as conclusões finais analisem das águas do açude gargalheiras, feita por Dr. Tiago Mesquita, que diz água não serve para consumo humano.



Eutrofização do açude Gargalheiras

Conclusões
A eutrofização do açude Gargalheiras é um grave problema ambiental que ameaça a saúde pública e compromete o uso de suas águas para abastecimento, lazer, pesca e aqüicultura.
Os gestores públicos juntamente com a sociedade organizada devem agir urgentemente no sentido de restaurar a qualidade da água do açude que se encontra em níveis elevados de eutrofização e que já não poderia ser utilizado para fins de abastecimento, pesca e recreação de contato primário (CONAMA 357/2005)
O controle da poluição do açude Gargalheiras é uma das melhores maneiras de aumentar a disponibilidade de água doce capaz de atender a demanda atual e futura dos municípios de Currais Novos e Acari.
A eutrofização e a conseqüente perda da qualidade da água do açude representa um entrave ao desenvolvimento sócio-econômico e restringe as opções futuras de gestão dos recursos hidricos na região.

Agora a preocupação é o abastecimento através do açude público do governo.

Nós consumidores de Currais Novos, do abastecimento de água. Exigimos transparência na divulgação das analises ou mesmo exame das águas do açude do governo, a preocupação do povo, é com esse açude, recebeu por vários anos, os esgotos do hospital de nossa cidade, é grande a preocupação do povo, acredito que será feito a divulgação para conhecimento do povo ou mesmo os consumidores, vamos aguarda, essa divulgação.

Nenhum comentário: