12 abril 2011

RN É DESTAQUE NACIONAL - AUMENTO ABUSIVO DA GASOLINA


No Brasil inteiro, quem tem um carro notou o salto que o preço da gasolina deu este ano. Só em março, subiu 2% em média. Mas, em algumas cidades, o problema é mais grave: em Natal, os consumidores ficam sem opção porque os preços cobrados pelos postos são muito parecidos.

O aumento pesa no bolso e gera protestos: “Hoje eu gastei R$ 130. Geralmente eu gastava R$ 110, coisa assim, pra encher o tanque”, diz o construtor Ailton Montesano.

O reajuste do preço da gasolina em Natal ficou acima da média da Região Nordeste: “Nós somos um estado produtor muito estranho”, fala um homem.

Difícil de entender que o consumidor quase não tem escolha: “A gente percebe que é estranho porque você vai em qualquer posto e é mais ou menos o mesmo preço”, conta uma mulher.

O Ministério da Justiça analisa 120 denúncias de combinação de preços, o que caracteriza a formação de cartel. O crime é investigado também pelo Ministério Público.

“O aumento abusivo, ele vai se caracterizar pela falta de justa causa pra ele na proporção em que ele é aplicado. E tudo está se configurando nesse sentido”, explica o promotor da Defesa do Consumidor, José Augusto Peres.

Willian Bonner e Fátima Bernardes criticam aumento da gasolina no RN - Foto: Globo.com

FONTE: JORNAL NACIONAL CONFIRA A MATERIA COMPLETA

Nenhum comentário: